Blog da Textil Abril

Postado em
CULTURA

A Páscoa no mundo.

A Páscoa possui diferentes significados pelo mundo, sendo ela uma data cristã muito importante aqui no Brasil. No “Domingo de Páscoa” é celebrado a Ressurreição de Jesus Cristo, variando entre os dias 22 de março e 25 de abril (nunca existe um dia exato).

Os cristãos possuem o costume de se dedicar à penitência por causa dos 40 dias que Jesus passou no deserto e o sofrimento causado na cruz, então criaram a Quaresma que finaliza na Páscoa. Na Sexta-Feira Santa é celebrada a morte de Jesus na Cruz, e no Domingo de Páscoa a Ressurreição e sua primeira aparição entre seus discípulos.

No Brasil temos o costume de reunir a família para um almoço especial, celebrando também a união. São trocados ovos de chocolates como presentes. Mas nem tudo é como aqui. Outros países possuem outras tradições.

molde

Na Finlândia, a Páscoa lembra muito o Halloween, as crianças saem pelas ruas fantasiadas e pedindo por gostosuras.

Finlândia

Na Grécia, os ovos de chocolate foram trocados por ovos de galinha pintados de vermelho. Segundo a tradicão, o ovo simboliza vida e o vermelho, o sangue de Jesus. Os ovos são distribuídos entre os convidados e um vai encostando no ovo do outro até rachá-lo. Quem for o último a ter o ovo rachado, diz-se, vai ter sorte durante o próximo ano, segundo diz a lenda.

Grécia

Na França, em Bessières (Haute Garonne) e também em Mazeres (Ariège), desde 1973, na Segunda-feira de Páscoa os cavaleiros da Confraria Mundial da Omelete Gigante de Páscoa confeccionam uma omelete com 15.000 ovos.

França

A Páscoa da Guatemala traz celebrações culturais com trajes tradicionais alegres, com máscaras e carpetes de flores coloridas, sobre os quais as pessoas caminham para chegar na igreja. As ruas das cidades também são cobertas por incenso e seculares rituais na data.

Guatemala

Em Bermuda, a Páscoa é alegremente celebrada empinando pipas na sexta-feira para representar a ascensão de Cristo ao céu.

Bermuda

A Páscoa na Alemanha é um grande evento, tanto para comemorar o feriado quanto a chegada da primavera. Os moradores fazem árvores enfeitadas com ovos de cores vibrantes. Eles fazem furinhos nos ovos para esvaziá-los, e os pintam com cores vibrantes e os enfeitam com papel crepom.

Alemanha

Na Índia, os hindus fazem o festival Holi para relembrar o surgimento do deus Krishna. Nesta época a população dança, toca flautas e faz comidas especiais para receber os amigos. É comum que o dono da casa marque a testa dos convidados com um pó colorido.

Índia

Referência: nomadesdigitais.com

Tags:

@TextilAbril

    Open chat
    Precisa de ajuda?
    Olá 👋
    Podemos te ajudar?